segunda-feira, 9 de julho de 2007

Perdão

Perdoar é uma das ações mais nobres que qualquer pessoa pode ter.O perdão é tema de livros,músicas,filmes bonitos,novelas,enfim está em todo lugar e o tempo todo.Na bíblia você encontra textos que tratam de perdão,de que devemos perdoar sempre e incondicionalmente,mas as vezes se torna a coisa mais difícil de fazer.
Em qualquer relação seja ela de amor ou amizade,ele tem que estar presente,junto com o amor,o carinho,o respeito,mas que coisa difícil é perdoar.
Pra mim o perdão é a prova de amor mais linda que alguém pode dar a outros e também é uma nova chance que damos a nós mesmos,já que ao perdoar você está mostrando que o que te magoou,por mais profundo que tenha sido,mais triste não é maior que a história que você vive.É falar pra pessoa que está sendo perdoada que vale a pena dar uma outra chance,vale a pena passar por cima em nome de tudo o que viveu e que vai viver.É sem dúvida um gesto lindo.
O que torna tudo mais difícil é o medo que você vá viver aquele sentimento de dor,traição,decepção,tudo de novo.O nosso sistema de defesa trabalha contra nós,e a favor o tempo todo,a favor por que ele não vai deixar você sofrer novamente e contra por que ao não querer sofrer,vai tentar bloquear tudo o que te faz sofrer e nisso pessoas,e possíveis histórias seja de amor ou amizade também serão bloqueadas também.
Outro aspecto complicado é que não esquecemos o que aconteceu,ao perdoar passamos por cima,ou pesamos na balança e vemos que não é nada em relação a tudo que se tem,mas quando a pessoa em questão faz a msm coisa,você lembra no automático o que foi feito a tempos atrás.
Pior ainda é quando a pessoa faz sempre a mesma coisa,o tempo todo,tipo:algo te irrita profundamente e em nome de um sentimento,de uma relação legal você passa por cima e você faz isso várias vezes,acreditando que vale a pena e por uma ironia do destino você acaba chegando a conclusão que todo seu esforço em passar por cima de coisas que te irritam foi em vão,mas um consolo você terá sempre o que você tentou até a última chance,até não agüentar mais e explodir,as vezes até no momento errado,mas afinal você é um ser humano.
Um ditado muito usado é ‘errar é humano e perdoar é divino’,mas sinceramente não acredito nisso.Eu acho que errar é humano sim,mas perdoar também é.Claro que com ajuda do Senhor,mas é uma decisão que você toma independente de qualquer outra coisa.
É sem dúvida alguma perdoar é uma das coisas mais difíceis de se fazer.Primeiro por que é como se você desse a sua cara pra bater,e Jesus ensinou isso mesmo:se qualquer que te bater na face direita,oferece-lhe a outra,mas o medo que é um péssimo conselheiro nesta hora vai te dizer que é melhor não por que a pessoa fará isso novamente e o pior é que na maioria das vezes faz mesmo e você se sente um idiota por ter acreditado mais uma vez,se sente despreparado pra aquilo.
E em segundo lugar é que poxa se tínhamos algo tão legal por que ela fez isso comigo?Esta pergunta é mais difícil ainda de responder por que a resposta te leva a raiva e a ira,além da mágoa escondida entre estes dois sentimentos,e claro a decepção.E ai cabe a pergunta será que vale a pena perdoar esta pessoa?Eu digo sempre que vale sim,mas é difícil depois que algo se quebra,montar e continuar como antes,sempre fica uma rachadura,uma cicatriz provando que algo aconteceu ali.
Confesso que poucas vezes perdoei mesmo alguém.E aprendi que é algo diário,contínuo,por que perdoar não é esquecer.Seria fácil se o perdão viesse acompanhado do esquecimento,mas não vem e o que o torna uma ação difícil de ser feita é justamente isso.O fato de você não esquecer e mesmo assim passar por cima,sabendo que o fará milhares de vezes.Sabendo que quando esta pessoa fizer isso novamente,parecido ou completamente diferente você vai lembrar de tudo de ruim que ela fez,mas vai se lembrar também de tudo de bom.E se tudo o que vocês viveram, forem maior e mais importante pra você,você vai passar por cima,as vezes rola uma discussão,um desabafo,mas no fundo você sabe que aquela pessoa é muito importante pra você e tudo o que viveram também e ai vale a pena,mas quando não basta só isso,ai você acaba se afastando daquela pessoa e a vida continua.Por isso que quando decido realmente perdoar alguém o faço por mim.Sou egoísta neste momento e penso em tudo que vivi com esta pessoa e até agora sempre foi maior o que vivi de positivo,de legal,do que mal que ela me fez.Mas tenho a consciência de que posso vir a sofrer novamente,mas a vida é um risco,são começos e recomeços sempre.

4 comentários:

Miler disse...

krak, esse post veio numa hr , hein... tu sab pq!! mais um texto 5 estrelas!
bju~!

Anônimo disse...

Concordo plenamente qndo vc diz q ao perdoarmos não esquecemos e sim pasamos por cima, afinal alguém concorda comigo! Não entendi algumas partes, como: "também serão bloqueadas também.
Outro aspecto complicado é que não esquecemos o que aconteceu,ao perdoar passamos por cima,ou pesamos na balança e vemos que não é nada em relação a tudo que se tem", o texto é muito bom acho que até valeria ser extendido, mas antes revisado... Sabe que sou um porre com essas coisas e olha que sou péssimo em português, mas como você se auto afirma na matéria minha obrigação é cobrar uma escrita perfeita, liga não, eu tô me sentindo o máximo nesses últimos dias e estou colocando os outros p'ra baixo, rs... desculpa... PARABÉNS PELO TEXTO! Pelo conteúdo tá... o Português não tá legal não, e eu NÃO TE PERDOO!!! BEEEEEIJOOOOO!!!

Anônimo disse...

PS 1.: passamos é com 2 s's (erro de digitação)

PS 2.: vc sabe quem sou eu!!! rs...

Anônimo disse...

Olá, gostei do texto, não concordo com essa pessoa que disse que não dá pra entender "Outro aspecto complicado é que não esquecemos o que aconteceu,ao perdoar passamos por cima,ou pesamos na balança e vemos que não é nada em relação a tudo que se tem" mais claro que isso é meio impossível, mas enfim... Depois tenho umas coisas além disso para comentar com você, mas é melhor falar pessoalmente (não é nada importante, é sobre o texto), depois passa no meu blog, deixei o link no seu orkut! Bjo!